Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 25 de abril de 2019

TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS – I


Olá leitores, como havia prometido tratarei de 03 (três) temas nesse mês, sendo eles: Nota Promissória, Cheque e documento particular, e assim, mostrarei a importância que estes documentos têm para você Empresário.

Por vezes Empresas de Médio e Pequeno Porte tem grande dificuldade em cobrar seus clientes inadimplentes, pelo simples fato de: não ter método efetivo de cobranças. E este método efetivo inicia-se com a utilização correta de títulos de crédito.
Alguns Títulos de Crédito têm força Executiva, e isto significa que podem ser cobrados diretamente com Ação de Execução, tornando cobranças mais rápidas e com menos custos.
Portanto, saber utilizar tais Títulos de Crédito, gera uma diferença desde o método que se vende o produto, até o modo de se realizar a cobrança de clientes inadimplentes. De forma simples, a utilização correta de algum dos Títulos disponíveis, trará para sua empresa segurança, podendo aumentar a receita da sua Empresa, possibilitando que as cobranças sejam muito mais vantajosas para sua Empresa.
Empresa que vende a prazo, sem um documento robusto que prove que aquele cliente tem uma dívida Líquida, Certa e Exigível, tem grandes chances de não conseguir realizar a cobrança de forma eficaz.
Os principais Títulos Executivos Extrajudiciais que os Empresários deveriam utilizar nas suas empresas, são: a Nota Promissória; o Cheque; o Documento Particular assinado pelo devedor e por 2 (duas) testemunhas.
  • NOTA PROMISSÓRIA:
Nota promissória é uma promessa de pagamento. Deve conter obrigatoriamente:
  • Denominação expressa de “Nota Promissória” ou termo equivalente;
  • A soma de dinheiro, pura e simples, a pagar;
  • O nome da pessoa a quem deve ser paga (beneficiário);
  • A assinatura do próprio punho da emitente;
  • A data e o local;
Portanto, se a Nota Promissória contiver todos estes cinco requisitos, a Empresa tem um Título Executivo Extrajudicial.
Exemplo de Nota Promissória:
Assim, a Nota Promissória deve conter todas estas informações para que a sua Empresa fique resguardada caso necessite fazer eventual cobrança judicial ou extrajudicial. Empresa que não se prepara para vender, tem muitos prejuízos no momento de fazer a cobrança.
Se sua Empresa necessita melhorar nas cobranças, ou outra área deficitária, procure escritório qualificado para atender as necessidades da sua Empresa.
No próximo artigo traremos o cheque e o documento particular assinado por duas testemunhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Presos Fogem do hospital

INSTITUTO HUMANISTA LIMA COELHO BUSCA PROJETOS PARA ITAPECURU-MA.

O Instituto Humanista Lima Coelho iniciou articulação visando a melhoria da qualidade de vida da população Itapecuruense.  O Presid...